terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os melhores momentos foram com eles<3
















Sempre defini amizade como um aparato de ternura invisível que adorna a alma de dois seres, construindo de certa forma, apenas um. Dizem que amigo de verdade é aquele que não sufoca, não pressiona; aquele que não coloca um torniquete padrão a cada mordida de serpente. Talvez uma das causas de tantos casamentos fracassados seja essa, muitos torniquetes, pouca amizade e muita concorrência.
Eu levanto uma bandeira pelas palavras acima, porém a natureza hipócrita da minha espécie me faz esquecer do que acredito, e por isso, às vezes, sugo todo o veneno do local que sofreu o bote, mantenho a calma, e ainda encontro a cobra, a fim de aplicar o soro correto. Tudo como não deveria sempre ser, e que as cartilhas de primeiros-socorros regem. Ai pode estar o motivo de as pessoas sempre reclamarem da falta de amigos verdadeiros: a inconstância humana. Todos aspiram, poucos se doam, e claro, dentro dessa volubilidade do homem há um paradigma: “os meus anseios são prioridades em relação aos anseios dos outros”, e desse princípio vai se esfacelando potenciais amizades por toda a vida.
É impressionante, em nossos dias, a grande dificuldade do homem de ouvir aos seus pares. Duas pessoas em diálogo parecem, na maioria dos casos, quatro bocas e dois ouvidos. Há uma competição invisível em cada letra pronunciada. Perspectivas, ângulos diferentes, outras formas de abordagem estão extintos. Há quem diga que sempre foi assim e muito pior, acredito nisso, porém não está melhor, está revestido, a sociedade aprende a ser politicamente correta, somos todos exímios habilidosos na aplicação de torniquetes, e quando não sabemos, improvisamos, moldamos, não perdemos a linha e senso.

Como falei, “dizem”. Claro que há polêmica, e há de se achar gente que pense que amigo é aquele que segue regras enumeradas que trazem conselhos prontos nos rodapés de cada página do regulamento. E, como em todo o conceito, não há verdade eterna, o respeito é o ingrediente principal dessa rebuscada receita. Sem ele não conquistamos novos amigos.